terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Rescaldo 2011

Antes de mais queria fazer um disclaimer. 
Este post, assim como o blog em si, é um registo pessoal dos desafios que vou pondo a mim próprio. Não é, nem pretende ser nenhuma massagem ao ego ou qualquer tipo de feira de vaidades. Para muitos (quem sabe a maior parte),  pode parecer banal. Não é nada de especial fazer uma maratona de 85km e terminar no ultimo 1/3 da tabela. 
É verdade. A questão não tem a ver com feitos competitivos. Tem a ver com o que designei pelo Meu Caminho. Aos quase 35 anos, e passado uma vida de desportos radicais, copos, muitos anos de tabaco na adolescência, quase 20 anos depois de ter-me posto em cima de uma bicicleta pela ultima vez, resolvi pedalar. Primeiro umas voltinhas, depois umas maiores, e outras .... e outras (tenho muitos posts a explicarem estas descobertas)... apaixonei-me pelo BTT, pelas longas distancias, pelas provas de resistência, e não consigo esconder a frustração de chegar de uma volta ou treino sem dores nas pernas. Por-me à prova física e psicologicamente em provas de esforço e ainda descobrir sítios brutais onde nunca tinha tinha pensado ir, é o que me faz pedalar quase todos os dias e somar kms de dores de pernas.


Esta foi a primeira imagem deste blog e continua a ser uma das minhas favoritas.  


Agora o post em si:

O Ano começou com uma pequena cirurgia que me deixou um mês sem actividade física. Após este mês de paragem começaram calmamente os treinos que me levaram a fazer o Caminho de Santiago. Comecei a fazer alguns treinos maiores de 70, 80km até ao Cabo Espichel, umas voltas duras na Arrábida, mas o primeiro treino realmente grande que fiz foi a etapa de promoção da Transportugal. Num ritmo bastante lento, fiz 114 km entre Monfortinho e Salavessa uma localidade a sul de Vilha Velha de Rodão. 

Entretanto já na recta final da preparação para Santiago de Compostela cumpri o primeiro objectivo do ano. Fazer uma maratona completa. Foi em Vendas Novas com 85kms de sobe e desce Alentejano. Ainda na semana antes de Santiago fiz o treino mais duro até à data, com 70km e quase 2000 metros de acumulado na Arrábida.
Na semana seguinte a chegar de Santiago foi a vez da Meia Maratona de Portalegre com 60km e uns imponentes 1800 metros de acumulado. 

Por esta altura, desvinculei-me oficialmente dos Saltapocinhas BTT:. São e vão continuar meus amigos. Continuo a dar esporadicamente algumas voltas com eles, mas temos inevitavelmente visões e caminhos diferentes.

Na semana seguinte descobri que estava com um principio de anemia, mas mesmo assim quis fazer os 120kms do Alvalade - Porto Covo - Alvalade. Resultado: o maior sofrimento de sempre com 40 graus e  com vários momentos quase de desmaio. Acabei por ter muita sorte, mas sofri muito. Cheguei aos 60km de prova sem força e cheio de dor nas pernas que mal conseguia andar. Mas ainda fiz mais 60km. Uma experiência a não repetir. Esta situação durou até ao verão, pelo que só cheguei a fazer uma maratona completa mais acessível, que foi em Cuba.

Em Agosto os treinos endureceram muito, e comecei a olhar mais para o lado físico do que para o lado técnico. Nos treinos de fim de semana incluo alguns "passeios" mas a grande maioria, assim como nos treinos durante a semana, têm um propósito concreto e a sua dificuldade e ritmo são pré-definidos.
Aqui a maioria dos treinos eram ou de séries nas subidas entre a Trafaria e o Monte da Caparica, ou treinos de 70,80 e 90kms sem paragens até ao Espichel e Arrábida. Para este plano de treinos ser possível comecei também a treinar mais sozinho.

Depois, já em Outubro, fiz os Caminhos de Fátima com os amigos Metralhas, e adquiri a Fininha. Com a Fininha tudo passou a ser diferente, e passei a fazer BTT só no mato. Comecei a fazer treinos de maior duração todos acima de 100 kms. Logo a terceira volta que dei com a bike de estrada fiz 172 kms entre Troia, Porto Covo e regresso a Troia. 
Um dos pontos altos do ano, só ultrapassado pela chegada a Santiago de Compostela,  foi no final de Novembro quando fiz o Troia Sagres sozinho em autonomia em menos de 8 horas. 

Muitos desafios estão pensados para o próximo ano, mas não conseguia sequer pensar em fazer algum deles sem este 2011 cheio de desafios, esforço, dores nas pernas e diversão.


Ficam alguns dados estatísticos

8.211km pedalados
   5.987km de BTT
   2.225km de Fininha nos últimos 3 meses
427 horas a pedalar

Maratonas:
- Rota do Azeite Idanha 
- 1/2 Maratona de Portalegre
- Trilhos e Courelas - Venda Novas 85km
- Alvalade - Porto Covo - Alvalade - 120km
- Maratona de Cuba - 75km


20  Treinos com mais de 100km
26  Treinos entre 60 e 100km
120 Treinos com menos de 60kms

Maiores treinos:
202km Troia Sagres a Solo
190km Charneca - Montijo - Setubal - Espichel - Charneca
189km Charneca - Alcaçer do Sal - Charneca