segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Preparação (1ª Parte)

Para quem ainda há um ano não andava de bicicleta, fazer mais de 90km por dia, durante vários dias, parece (à primeira vista) impossível.

Nos meus treinos de fim-de-semana normais, raramente faço mais de 50km com muitas paragens e pouca altimetria. Ao domingo, com os meus amigos de Sintra, lá faço os 30km com 800 metros de acumulado, o que, embora seja já bem difícil, fica muito aquém do que preciso para esta minha aventura.

Há claramente duas vertentes a preparar: A primeira são as pernas. Habituar as pernas a dias inteiros a pedalar …seis, sete, oito, dez horas por dia. A segunda, e a mais por importante de todas, a mente. Habituar a minha cabeça ao sofrimento, a controlar a ansiedade de chegar ao fim da subida, de chegar ao fim do dia… de sentir as pernas a arder e a irem-se abaixo, de sentir a respiração a descontrolar e a cabeça a arder de calor… durante horas a fio.
Foi mais ou menos isto que comecei há uma semana.


Primeiro foram 93km com aproximadamente 900 metros de acumulado em 6 horas de tempo útil a pedalar. Seguiu-se durante a semana uma corrida de 13km, e 50km de bicicleta divididos por dois dias. No fim-de-semana, uma voltinha leve de 47km para descomprimir com o pessoal da costa, e domingo o treino mais duro que tive até hoje.


1766 Metros de acumulado em 60km em plena serra da Arrábida. Subidas intermináveis, descidas vertiginosas, paisagens de cortar a respiração. É certo que ainda tenho muita coisa para conhecer, mas sempre considerei a Arrábida o sítio mais fantástico de Portugal. Agora conheço-a por dentro. Da maior e mais comprida subida de alcatrão, ao mais pequeno e estreito single track. Da vista mar de cortar a respiração a sul, ao vale cerrado a norte. Das humildes explorações agrícolas, às faraónicas casas de meia dúzia de privilegiados. Das pedreiras ao fundo a oeste aos moinhos de Palmela a este…



Não vou encher este sitio de relatos de treinos, para isso tenho os exceis e o Garmin Connect, mas não pude deixar de assinalar mais este degrau que subi, a ainda faltam tantos…

Uma maratona de 90km completa, uma tentativa de etapa da TransPortugal ... tantos os degraus em apenas 2 meses...

2 comentários:

  1. Amigo...

    Um dia, um km, uma pedalada de cada vez.
    É tudo uma questão de mentalidade. Levo 16 anos disto! Tenho dias bons e dias maus!
    Tenho dias que não me apetece nadinha e outros em que os trilhos e a cremalheira parecem correr nas veias.

    A descoberta e a busca constante de novas paragens é parte integrante deste "mundo"...

    Verás que Santiago (Caminho), pela sua dureza física e mental será totalmente compensador no momento da chegada ao Obradoiro.

    Lá estarei a teu lado para sorrirmos diante da Catedral... e acredita que chegar lá vai ser mesmo uma questão um dia, um km, uma pedalada de cada vez.

    Aquele Abraço.
    A "70s" F.

    ResponderEliminar
  2. Mainada Curdius!

    é assim que começa a "doença"
    Pedalar é viver.

    temos que começar a pensar um bocado mais à frente e ultrapassar limites.

    1 abraço aqui da malta

    ResponderEliminar