quinta-feira, 12 de maio de 2011

E o caminho continua

E o caminho continua

Continua porquê ?  Mas afinal que Caminho é este?

Não era o Caminho de Santiago? Pois não sei. A única coisa que sei é que é o Meu Caminho, e que não abrandou depois de terminado o meu primeiro Caminho de Santiago.
A intensidade dos treinos mantém-se, mas a motivação, a confiança e a capacidade de sofrimento essa aumentou.
Há uns dias, fui fazer a maratona a que chamei "Bicho Papão". Dei-lhe este nome, porque todos os que eu conheço falavam dela como sendo a prova mais difícil e como sendo a escala máxima do medidor com que medem os caminhos que fazem. PTG 2011.
Foi realmente uma meia-maratona difícil. 60km com 1800m de acumulado metem respeito. Mais respeito ainda metem 3500 pessoas em corrida por descidas repletas de pedra. Mas eu não estava ali para isso. Não estava ali para as descidas ou para as corridas. 



Estava ali para duas subidas: A inicial em alcatrão, que fiz relativamente à vontade, tendo em conta que os primeiros 20km são sempre os piores, e ia com o maldito impermeável vestido que me faz arder a cabeça de calor. E a subida às antenas de são Mamede.



13km consecutivos de subida, cuja inclinação vai aumentado à medida que vamos progredindo. Foi para isso que eu fui a Portalegre. Uma paragem de 5min antes de começar a subir, foi o que precisei para por a minha cabeça nesse objectivo. Para transformar as antenas de São Mamede numa especie de Praça do Obradoiro. E foi com esse mind set que fui, e que metro após metro, km após km, ultrapassei dezenas e dezenas de "malucos das descidas de pedras", uns agarrados à avozinha ainda no inicio e outros a pé. Foi sempre com um ritmo forte e fugindo à avozinha que cheguei dos 300 aos 900 metros de altitude (depois descemos para os 800). Aí subi a derradeira rampa de alcatrão para os 1080m de altitude, os ultimos metros finalmente agarrado tambem à avozinha.


Seguiram-se 15km a descer e uma queda a saltar degraus em mármore. Mas já tinha feito o que queria. O Bixo Papão (mais um) estava vencido. Classificação? Tempos? Na... O desafio ficou lançado para mim mesmo. Se tudo correr bem no ano que vem fazer PTG2012 mas com 105km. Nem que demore 15 horas e fique em último lugar.

E o Caminho segue o seu curso... Esta semana ha mais treinos, no próximo fim de semana há 80km com 1700m de acumulado entre Vila Velha de Rodão e Castelo de Vide para fazer... No seguinte há 120km de Alvalade Porto Covo... e no seguinte há... ainda não consigo dizer bem isto... 300km para fazer em dois dias seguidos em autonomia entre a Charneca da Caparica e Montargil.  Isto em Maio... em Junho há muito mais.

Este Caminho sacrifica a minhas pernas, a minha mente, o meu...rabo :) e ao mesmo tempo outros aspectos da minha vida muito mais importantes. Mas elas estão sempre comigo e não fossem elas eu não conseguiria nunca ultrapassar os derradeiros momentos em que as pernas de nada servem, e é a mente e a força de vontade que fazem a bicicleta subir e os kms passar. 

Pedro












1 comentário: